Existem fases comuns ao desenvolvimento de todo ser humano, porém passar por elas nem sempre é fácil e é natural que se experimente uma certa insegurança, um certo temor…

Partindo da infância como exemplo, pode-se pensar em quantos obstáculos o ser humano terá que atravessar para finalmente tornar-se adulto.

Ao atingir a maturidade mais obstáculos o aguardam: a escolha profissional, o casamento, a chegada dos filhos, a maternidade, a paternidade, a menopausa e enfim a velhice…

Pode parecer um processo simples quando citado assim, porém, vivenciá-lo nem sempre é fácil, já que as fases não vão se sucedendo uma após a outra automaticamente e como seres humanos que somos, tememos o novo, o desconhecido, portanto, às vezes torna-se quase impossível superar o medo, a insegurança e seguir em frente.

Há ainda um outro fator que pode muitas vezes complicar a trajetória de alguns, é a história de vida de cada sujeito. História que começou lá atrás, nos seus primeiros dias de vida e essa história vai acompanhá-lo sempre, determinando como essa pessoa vai amar, odiar, sonhar, sorrir e sofrer.

Somando-se as fases do desenvolvimento humano e a sua história infantil, há ainda os acidentes de percurso, a perda de um ente querido, a perda de um amor, uma traição, uma separação, uma demissão, uma doença, enfim, são vários os percalços que podem ocorrer na vida de qualquer pessoa, como disse Guimarães Rosa: “Viver é muito perigoso” (Grande Sertão Veredas); mas o perigo maior, porém , pode estar em como o indivíduo vai tentar superar suas dificuldades, na maioria das vezes os problemas vão paralisando o sujeito em todos os aspectos de sua vida, seja no âmbito emocional, profissional, sexual ou familiar.

A psicoterapia vem auxiliar o indivíduo a enfrentar seus problemas de forma adequada, de acordo com sua bagagem emocional, respeitando a especificidade de seu momento de vida e considerando a individualidade de cada pessoa. É, portanto, um instrumento para que cada um melhore sua relação consigo e conseqüentemente com o mundo.

A psicoterapia é um processo realizado entre um psicólogo, que possui técnicas e conhecimentos específicos a respeito da psique humana e o seu cliente.

Na relação entre o psicoterapeuta e o cliente, algumas normas e regras devem ser respeitadas, para que se estabeleça entre eles um “vínculo terapêutico”. O vínculo terapêutico é uma relação que envolve sigilo, confiança e ética, que dará possibilidades ao indivíduo para encontrar novas formas de existir.

Categorias: Psicoterapia

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *