A psicanálise é uma ciência criada por Sigmund Freud, cujo método consiste numa investigação da mente humana, trazendo benefícios terapêuticos ao paciente, na medida em que este adquire um conhecimento maior acerca de suas emoções, desejos e comportamentos.

A psicanálise parte do pressuposto de que todas as experiências que temos, desde os primeiros momentos de vida, deixam no inconsciente um significado, uma espécie de registro das emoções sentidas durante o evento.

Mesmo não havendo uma lembrança das experiências mais remotas e dos sentimentos que elas nos despertaram, serão os significados que demos a elas, na época em que ocorreram, que vão influenciar nossa vida.

Durante o processo analítico, juntos, paciente e analista vão buscar esses significados que dão sentido aos seus comportamentos atuais, aos seus desejos e às suas emoções.

É através dos relatos dos sonhos, das fantasias, das experiências no cotidiano e também da comunicação não-verbal: os gestos, a entonação de voz, a alteração de humor, que acontece durante a análise, que o processo se desenrolará. Isso demanda tempo e na maioria das vezes envolve anos.

A psicanálise proporciona auto-conhecimento, o que significa benefícios ao indivíduo, já que na medida em que ele conhece os conteúdos inconscientes que estão determinando seus comportamentos, seus sentimentos e seus desejos e que estão lhe causando sofrimento, poderá tentar novas maneiras de ser, repetindo menos seus conflitos e vivendo de forma mais criativa.

Categorias: Psicanálise

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *